Conceitos físicos através de jogos
Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as
pessoas sobre determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento
e entendimento sobre um evento histórico ou cultural, ou ainda auxiliar na
aprendizagem de alguma habilidade enquanto se joga. Os jogos educacionais podem
apresentar várias configurações, desde jogos de tabuleiro, jogos de cartas ou
mesmo Vídeo games.
No contexto do nosso projeto o tipo de jogo escolhido foi vídeo games por
prender a atenção do aluno de maneira que através da competitividade ele não
desista e procure entender os conceitos para aumentar o número de pontos, já
que com o passar do tempo jogado as atividades que obtiveram erro voltam para
uma possível correção.
No caso da densidade o jogo é o que julga se certas substâncias no estado
sólido afundam ou não em outras do estado líquido apresentando a densidade das
duas substâncias fazendo assim que o aluno compreenda os conceitos relatados no
decorrer deste texto através de maneira sistematizada usando o lúdico.
A densidade (também massa volúmica ou massa
volumétrica) de um corpo define-se
como o quociente entre a massa e o volume desse
corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de
massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra
grega ró)
e a unidade SI é quilograma por
metro cúbico (kg/m³).
Densidade relativa é a relação entre a densidade da
substância em causa e a massa volúmica da substância de referência (a água é
geralmente tomada como referência). É uma grandeza adimensional, devido ao
quociente. Quando se diz que um corpo tem uma densidade de 5, quer dizer que
tem uma massa volúmica 5 vezes superior à da água (no caso dos sólidos e
líquidos).
Há uma pequena diferença entre densidade e massa específica.
A massa específica, embora definida de forma análoga à densidade, contudo para
um material e não um objeto é propriedade de uma substância,
e não de um objeto. Supõe-se, pois que o material seja homogêneo e isotrópico
ao longo de todo o volume considerado para o cálculo, e que este seja maciço.
Um objeto oco pode ter densidade muito diferente da massa específica do
material que os compõem, a exemplo os navios. Embora a massa específica do aço
seja maior do que a massa específica da água, a densidade de um navio -
assumido uma estrutura "fechada", é certamente menor do que a da
água.
Para líquidos e gases as expressões densidade e massa específica,
dadas às propriedades físicas destes estados, acabam sendo utilizadas como
sinônimos.
A densidade ou mais especificamente a massa específica da
água à pressão normal
e à temperatura de 25 °C, é de 1,00 g/cm³, e a 4 °C, onde se
atinge sua densidade máxima, é de 1,03 g/cm³ (a água apresenta dilatação
anômala).
O gelo ou,
água no estado sólido, possui uma massa específica inferior àquela apresentada
pela água em seu estado líquido (0,97 g/cm³), propriedade rara nos líquidos,
que se explica pela polaridade da molécula da água e pelo aumento da distância
média entre partículas. O mesmo ocorre geralmente com as substâncias que
estabelecem pontes de hidrogênio, como os álcoois.
Ao término da aula onde os alunos jogaram este game pode-se notar que os
mesmo obtiveram clareza no conceito de densidade e conseguiram notar que este
conceito é mais comum nos seus cotidianos do que eles podiam imaginar.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_educacionais
Nomes dos cursistas = Taine Fabrine de Souza
Moura
Deusdete
Rodrigues Simões
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