O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino
fonte de pesquisa:https://www.google.com.br/search?q=tecnologias+na+educa%C3%A7%C3%A3o&espv=2&biw=1600&bih=755&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=xgufVbHNBMHVeLf0g8AF&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=uso+da+tecnologias+na+educa%C3%A7%C3%A3o&imgrc=p1YOKnciKIb32M%3A
Instituição: E.E. Presidente Médici
Endereço: Joaquim das Neves Norte n° 85, Naviraí/MS
PROGETEC: Deusdete Rodrigues Simões
Professora: Taine Fabrine de Souza Moura
Turma: 1º anos A, B e C
Disciplina: Física Período: Matutino
PROJETO: FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS
JUSTIFICATIVA
Diariamente, na prática docente, nos deparamos com alunos sem motivação para dedicar-se as disciplinas escolares, e que frequentemente me questionam sobre a utilidade dos conceitos aprendidos na disciplina de Física para suas vidas profissionais. Preocupando-se com essa pouca motivação e acreditando-se que é possível a criação de módulos de conteúdo na disciplina de Física, que visem e possibilitem a interdisciplinaridade entre as disciplinas técnicas e as disciplinas de Física nos propõem a desenvolver um material didático, sobretudo fazendo o uso de novas tecnologias, e a disponibilizá-los em uma página na rede mundial de computadores para que outros professores de escolas possam usá-lo.
Raramente o estudo do escoamento de fluidos é feito no Ensino Médio, devido ao tratamento matemático ser elaborado demais para esse nível de alunos. O uso de novas tecnologias, em especial o uso de modelagem computacional, além de possibilitar o estudo de problemas mais complexos e que requeiram um maior conhecimento matemático pelos alunos, também proporciona a visualização dos fenômenos pelos mesmos. Evidentemente sempre devemos nos reportar aos limites e aproximações dessas modelagens.
Podemos observar a preocupação do Ministério da Educação (PCN e PCN+) com o ensino de Física que ocorre no Brasil [3-5], um ensino cujos conceitos, leis e fórmulas são apresentados de forma desarticulada e distanciada do mundo vivido pelos alunos e professores, expressa em [4]:
Não se trata, portanto, de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, mas sobretudo de dar ao ensino de Física novas dimensões. Isso significa promover um conhecimento contextualizado e integrado à vida de cada jovem.... Para isso, é imprescindível considerar o mundo vivencial dos alunos, sua realidade próxima ou distante, os objetos e fenômenos com que efetivamente lidam, ou os problemas e indagações que movem sua curiosidade.
Ou ainda, como citado na referência [5]:
...as competências para lidar com o mundo físico não têm qualquer significado quando trabalhadas de forma isolada. Competências em Física para a vida se constroem em um presente contextualizado, em articulação com competências de outras áreas, impregnadas de outros conhecimentos. Elas passam a ganhar sentido somente quando colocadas lado a lado, e de forma integrada, com as demais competências desejadas para a realidade desses jovens.
Com o intento de buscar essas novas dimensões sugeridas pelo Ministério da Educação propõe o uso de novas tecnologias, tais como hipertextos, apllets, animações e modelagem, integrados à realidade e aos objetivos dos alunos das escolas técnicas, a fim de criar as condições necessárias para motivar e propiciar uma aprendizagem significativa.
OBJETIVOS
- Comparar a densidade dos gases, líquidos e sólidos;
- Compreender o conceito de massa específica e densidade absoluta.
- Explorar o ambiente virtual com atividades laboratoriais.
- Despertam o interesse dos alunos garantindo a motivação dos alunos e sua atenção para o aprendizado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Determinar a densidade relativa de uma substância qualquer comparando com a densidade de outra tomada como referência, normalmente esta substância de referência é a água, cuja densidade absoluta é igual a 1,0 g/cm3.
CONTEÚDOS
• Massa específica
• Massa absoluta
• Densidade de sólidos, líquidos e gases.
METODOLOGIA
• Exploração do conteúdo através de jogos em um laboratório virtual no site Só Física.
• Explicação sistematizada do conteúdo através do Livro didático.
• Debate sobre o conteúdo relacionado com as práticas virtuais.
CRONOGRAMA
Três horas aulas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação e envolvimento dos alunos.
RECURSOS
• Computador;
• Máquina fotográfica;
• Internet;
• Caderno para anotações.
Jogos através do site: http://www.sofisica.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=afundaOuFlutua
LISTA DE SIGLAS
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais
PCN + - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais
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